24 janeiro 2014

O Método da JOC

Quase todas as planificações ou processos que desenvolvemos na JOC seguem ametodologia da reflexão/ação. Esta metodologia não é uma simples técnica de programação de reuniões e encontros, mas o método fundamental de educação e evangelização de jovens.
A Revisão de Vida é o método que a JOC utiliza para fazer dos jovens do meio operário e popular, militantes operários cristãos, comprometidos na transformação da realidade e, com esse espírito, desenvolver, através da ação, a tarefa educativa e evangelizadora. É o ‘Ver, Julgar, Agir’, estabelecido por Cardijn como o método base da JOC. Método que se pretende aplicar a todos os aspectos da vida dos jovens trabalhadores.

VEMOS o que se passa à nossa volta: acontecimentos, casos, atitudes nossas ou de outros; descobrimos e aprofundamos as suas causas e consequências.
JULGAMOS, isto é, confrontamos essa realidade com os valores do Evangelho; os Direitos Humanos e a Doutrina Social da Igreja e deixamo-nos interpelar.
AGIMOS organizados com outros jovens em pequenas e sucessivas ações nos locais de trabalho, escola, bairro,... ou então organizando grandes iniciativas à volta de um mesmo problema.

“O método jocista ensina os jovens trabalhadores sobretudo a realizar acções, a tomar uma atitude, a ter um comportamento de acordo com as suas convicções morais e religiosas. A aprender a agir, depois de ter aprendido a ver e a julgar, tal é o objectivo de todos os inquéritos, de toda a discussão e de todas as conversas jocistas; aprender a agir individualmente, a agir colectivamente; a compreender a fecundidade desta ação decidida, organizada, apoiada pelos serviços e por todo um movimento, para transformar o ambiente de trabalho, para causar impacto na opinião pública e para reconquistar a classe operária.”
(Cardijn)

http://jocportugal.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário