Regras de convivência da casa

Ao Hospedar-se na Comunidade José Cardijn, muitas vezes, você conviverá com grupos e pessoas com costumes completamente diferentes: algumas são meticulosas e organizadas; outras nem tanto. Para que haja respeito às diferenças, algumas medidas são necessárias:
· Ao chegar, apresentar-se à Darcinho ( vizinho), comunique quem lhe  forneceu a chave.  
A chave também poderá ser pega com a Darcinho, que guarda uma cópia  para eventuais desencontros. 
· A relação harmoniosa com os vizinhos da casa é tão importante quanto uma boa estadia de lazer. Zele para manter relações de amizade e respeito com esses moradores e trabalhadores do Sertão da Quina. O povo do Sertão da Quina é bastante simpático, converse com eles e descubra os segredos do local (grutas, trilhas e cachoeiras). Você vai querer se sentir parte da comunidade e essa é a melhor maneira de começar a criar laços e aproximar-se das pessoas.
· Para se relacionar sem problemas com outros usuários da casa e vizinhos basta um pouquinho de jogo de cintura e muito respeito.
· Cumprimente a todos, procure saber o nome das pessoas!
· Fale de forma serena e respeitosa. Não magoe com palavras ou ações indelicadas. Deixe o stress e a correria da cidade grande onde deve ficar.
· Divida os quartos por grupos e/ou afinidades. Conforme a lotação da casa você deverá compartilhar o quarto com pessoas que não pertencem ao seu grupo de origem.
· Respeite o silêncio. Se for fazer festa, use o salão de baixo, que é onde menos perturba outros hóspedes e vizinhos (feche a porta da escada), o som só até as 23h30. Você esta de férias, mas os vizinhos trabalham no dia seguinte. Lembre-se que outros hóspedes tem o direito de descansar, ler ou mesmo não participar de festas.
· Todos os gastos comuns devem ser programados e divididos entre as pessoas que estiverem na casa, inclusive o gás, caso acabe.
· Se houver danos, como quebra de copos, pratos, etc., deve fazer a reposição imediatamente, inclusive lâmpadas elétricas que se queimam e   gás que pode acabar na sua vez.
· Cada hóspede precisa cuidar dos seus pertences.
· Compartilhe a alimentação, o trabalho e a diversão. Esta casa foi construída para isto: promover o encontro de pessoas. As tarefas devem ser divididas entre todas as pessoas. Coloque os interesses coletivos à frente dos pessoais.
· Não gere trabalho desnecessário para os outros. Quando abrir alguma coisa, feche. Quando tirar alguma coisa do lugar, guarde. Quando ligar alguma coisa, desligue. Quando fizer bagunça, arrume. Quando sujar, limpe. Lave seus pratos, copos e talheres.
· atenção especial aos banheiros, eles devem ser cuidados por todos. Cada hospede deve fazer sua parte para deixá-lo limpo e em condições de uso para o próximo. O tempo de utilização deste espaço também deve ser controlado para não atrapalhar os demais hóspedes.
· Separe o lixo reciclado do orgânico. O reciclável e o lixo do banheiro devem ser colocados na lixeira da esquina e o orgânico enterrado na mata, sem nenhum plástico.
· Não jogue nada na mata e caso haja algo jogado por algum desavisado recolha.
· Não fume na casa, nem jogue bitucas na mata ou no quintal. Lembre-se: a opção de se envenenar é sua. Outras pessoas e a mata têm o direito de se manterem limpas.
· Não fazemos restrições à bebidas alcoólicas, mas todos detestam bêbados.
· Quando não souber o que fazer, nos pergunte.
· Procure o Livro de Anotações da casa as impressões, sugestões e avaliações suas e de seu grupo. Zele pela integridade física deste frágil Livro de Anotações. Cuidado para que as crianças não danifiquem esse livro. Escreva suas impressões também on line no Livro de Depoimentos da Comunidade José Cardijn ou no Face:  Grupo  Comunidade José Cardijn
· A construção e a conservação da casa foram e são obra coletiva dos sócios e amigos. Se quiser espontaneamente doar à casa algo de útil ou belo, ou mesmo alguma quantia em dinheiro a mais, desde já agradecemos e garantimos o melhor emprego desse presente.


Agência 6739-3  Corrente 2992-0

Banco do Brasil

Paulo  Sergio Candido CPF 040.376.398-31

PIX paulinhocandi@gmail.com



LEIA TAMBÉM ;

Instruções para agendar a casa