Livro de Depoímentos

Conte-nos suas aventura e desventuras, as impressões, sugestões e avaliações suas e de seu grupo!
Clique no Livro para abri-lo
Guilherme Júnior disse...

Olá amigos e amigas da Comunidade José Cardijn, como vão? Espero que bem.
Estou aqui para parabenizar-lhes por esse blog. É sempre bom ter um canal de comunicação como esse para ajudar-nos a nos manter em contato.

Por isso mesmo, lhes informo que estamos com um blog da JOC Brasileira: http://www.jocbrasil.k6.com.br. Lá publicamos semanalmente textos que refletem o pensamento da juventude e da militancia jocista.

Lá também vocês podem encontrar os links para os sites da JOC América e JOC Internacional. Afinal, uma das principais características de nosso querido movimento é a unidade internacional, não é?
Bom, obrigado pela atenção e até mais. Aguardo a visita de vocês em nosso blog.
Poemas de amor e dor disse...


Nestes tempos difíceis somos chamados por Cardijn a reforçar a nossa união, a união dos trabalhadores. Como antigo jocista estimulo os amigos brasileiros a não desistirem desta sua obra. Estou a ficar velho, o futuro é dos jovens. Precisamos de nos envolver de novo! VER – JULGAR – AGIR.

Um abraço deste poeta amigo

Rogério Martins Simões

06/Junho/1999

É um imenso prazer inaugurar esse livro...
Que o espírito de solidariedade e fraternidade estejam nessa casa e que Deus seja o ar que respiramos por aqui...
Estivemos aqui para fazer mais um dia de mutirão na parte elétrica da casa (de 03/06 a 06/06) com a participação de Claudinei, Sirlei, Daniela e Eduardo, do Rildo, do Ubiratan, Luizinho e eu...
O trabalho ainda não foi concluído, portanto, pedimos que usem as tomadas que estão disponíveis tranquilamente, mas não mexam  nos quadros com fios expostos por curiosidade (embora não haja perigo) mas evita-se os acidentes.
O “Tan” pediu para anotar, sentimos necessidade de urgência no tocante à crescente sujeira do rio, ele observou hoje que o rio está sendo usado como depósito sanitário, além de resto de fogão e outros objetos, além de uma mangueira demonstrando que alguém está se utilizando dessa água agora não confiável. Enfim, o banho está impróprio! Ficamos de ligar para o IBAMA  denunciando ! É preciso que todos façam isso!
Aproveito para registrar também, novamente o agradecimento da Comunidade às pessoas que vieram aqui gratuitamente doar seu fim de semana e feriado para a obra da casa.
Claudinei e Sirlei (eletricidade) e o Rildo (pedreiro), sem eles o conforto dessa casa estaria mais  longe, e também sua finalidade.
Nilza, Luizinho e Ubiratan.

Aruaí 18/07/1999
Oi meu nome é Aruaí. Eu já vim aqui um monte de vezes e uma dessas vezes eu cheguei aqui na casa do sertão da quina à noite e não deu para fazer nada e não deu para fazer nada, só no dia seguinte a gente acordamos, tomamos café e fomos à praia de Maranduba. Estava lá, Taiguara, Serena, Cecília, etc... 5:00h da tarde e nós viemos embora. No dia seguinte a gente fomos para uma outra praia que se chamava Caçandoca,  as ondas de lá eram muito grande e eu e o Taiguara adoramos.
Domingo, dia de ir embora, acordamos, tomamos café e fomos brincar. Estava chovendo e não deu para ir à praia mais tarde. Almoçamos, jogamos baralho um pouco e fomos embora.
TCHAU para todos, obrigado para quem leu.

06/09/1999
Gostei muito de passar esses três dias em companhia de meus três filhos, Rodrigo 19 anos, Regiane 10, Gustavo 8 e minha querida futura nora de 16 anos, Daniele e amigos que me trouxeram, Angela, João e outros. Tivemos a oportunidade de conhecer outras pessoas maravilhosas que por aqui passaram.
Eu e meus filhos e amigos ficamos muito felizes aqui nessa casa, gostamos muito da natureza ao redor, amei sentir a presença de Deus aqui, fiquei maravilhada com a Praia Grande e a praia Maranduba. Eu sou hipertensa mas aqui tudo acabou, realmente relaxei.
Gostaria que se possível no ano 2000, minhas féria passar por aqui novamente onde realmente sou feliz.
Obrigada às pessoa que me ofereceram essa oportunidade. São 10hs da noite, amanhã temos que voltar para Campinas bem cedo.
Obrigado à todos
Que Deus lhes pague
                                                               Lucinda (Campinas)

07/09/1999
Passei um feriado muito gostoso, eu e minha amiga Gisele, nos divertimos muito com a turma que estava aqui. Fora alguns incidentes foi muito bom. É a primeira vez que vi a reforma na casa e está ficando muito bonita.
Foi bom pois pude ver a minha tia Dina e a Viviane de novo que fazia tempo que eu não via e dancei muito forró à noite.
Espero estar aqui muitas vezes ainda, perturbando a paciência de todos.
Um abraço
                               Paula Candido

02/11/1999
Estivemos aqui, meus irmãos, meus cunhados e sobrinhos. Aqui fiz várias amizades.
Foi muito bom!
Desejo felicidade à todos e espero que todos que por aqui passarem, consigam ver Deus em tudo que há na nossa “bela natureza”, esse presentão que ele nos deixou. Obrigada à todos.
Um abração
                               Ângela Rabelo Araújo

02/11/1999
Tchau para todos
Ass: Francisco (Andrade)                            Adeus !


02/11/1999
Aqui, na Comunidade José Cardijn, eu brinquei muito com meu irmão amigos e amigas.
Fui muitas vezes para a praia e brinquei muito lá !
Agora tenho que ir embora porque acabou o feriado.
Tchau para todos
Um abraço
Laís Cristina Bernardo de Andrade
Espero que se divirtão!


02/11/1999
Dia 31/10, eu e o Francisco participamos da IV etapa do circuito de águas abertas na praia do centro em Ubatuba, onde os alunos e nós da Casa do Jovem tivemos bons resultados. Aproveitamos o feriado para curtir essa casa que já estávamos com bastante saudade. Com um grupo de 32 pessoas, o relacionamento muito bom, apesar do cigarro ser um ponto polêmico entre o grupo. É necessário esclarecermos mais sobre o respeito um com o outro dentro dessa casa. Apesar deste fato ter sido um ponto de crescimento para o grupo presente.
Um grande abraço à todos.                        Ana Candido, Silvinha, Juliana, Laís e Francisco.


21/11/1999
Cheguei aqui Sábado 11:00 da manha na companhia de meus três filhos e futura nora, mas já tive a oportunidade de vir em 07/09 com alguns Amigos, mas não posso ficar mais. Hoje domingo já estou me preparando para ir embora, mas descansei bem nessa noite que passou, estou renovada para voltar ao meu trabalho na Universidade, se Deus quiser volto outras vezes.
Fiz aqui minhas reflexões em contato com a natureza, lar que Deus nos preparou com muito carinho. Tenho certeza de que todos que por aqui passarem estarão abençoados.
Aos coordenadores dessa Comunidade, muito obrigado, que Deus lhes pague, vocês são uma benção para mim.
Abraço de Lucinda e filhos.


23/12/1999
18 e 19 de Dezembro de 1999 ficou marcado um encontro dos membros da Comunidade José Cardijn. No Sábado (dia 17) só se encontravam eu, o Andrade, a Laís, O Francisco e meus pais (Albertina e Candido). Pensei que o encontro tinha falhado, mas depois chegaram (mais a noitinha) Nivaldo e família, Nilza e família, Luís Candido e Márcia, Paulo, Renato, Cláudia e Ana Clara, somando um total de 23 pessoas. Fizemos um pequeno momento de reflexão e comemoramos o salão e a lavanderia de piso novo. Apesar de não podermos contar com todos os membros no encontro (pois não é fácil acertar uma data em comum, devido aos compromissos), foi muito bom esses raros momentos.
Desejo que em 2000 esses encontros aconteçam mais vezes.
O salão ficou lindo, vamos cuidar!
                                                                              Ana Maria.



Sertão da Quina 30/12/1999
Aos queridos amigos novos, deixo minha saudade e agradeço a companhia e este lugar saudável que desfrutei. À Natália, à Letícia e a todos os demais um feliz ano 2000 e a toda comunidade muito obrigada, que Jesus nos ilumine e nos dê muita paz para os anos que virão.
Que Deus nos dê muito amor para com todos os carentes de afeto, de amor e amizade. Muita paz e alegria e que a bênçãos de Deus nos fortaleçam sempre.

Tchau e até breve
Thereza B. Bernardo



30/12/1999
Estamos de volta só para ver o Vitor surfar e para aproveitar um pouquinho mais. Vieram dessa vez a Vó Thereza, a Tia Nani, o Vitor, o Alexandre e seu primo César, o Tio Paulinho, eu, o Francisco e a Laís. O Andrade chegou depois. (27,28 e 29).
Ana Maria



Sertão da Quina 05/01/2000
Passamos a virada do ano aqui, e foi uma delícia apesar da chuva, só não deu para aproveitar muito aqui, pois desde o dia primeiro está chovendo e só foi parar hoje pela manhã.
Foi uma passagem de ano gostosa até. Devemos estar em +/- 15 pessoa, até que conseguimos nos divertir...
Eu vi o piso no salão e ficou muito bom, agora só faltam s banheiros, o telhado, em geral a casa...
Não sei se vai demorar pra mim voltar, mas já estou com saudade da casa e dos amigos que fiz aqui...
Beijos.
Paula Candido.                



05/01/2000
Ficamos aqui do dia 28/12 até hoje. Foi muito gostoso, a turma era unida; fizemos gincana, trilha, e até arrumamos rolo na praia. Foi divertido passar o ano novo aqui. Gostei muito. A casa é uma delícia; o mar e as cachoeiras também. Espero voltar mais vezes. Lu, te amo muito!

Ass: Vanessa Christiane  =)



05/01/2000
Oi!! Ficamos aqui uma semana e foi muito bom, foi a primeira vez que estive por aqui e adorei, espero voltar outras vezes e curtir o clima dessa casa!
Tchauzinho.
Ariane :D*


07/01/2000
Estou nessa casa pela 4ª ou 5ª vez e a primeira vez que me anima a escrever. Na verdade eu nunca soube o que escrever...
Pensei agora que os trabalhadores são privados de quase tudo, inclusive do lazer. Não tenho muita certeza de que a proposta da casa realmente promova a integração dos grupos. Mas em todo caso é um excelente espaço para descanso e para mim isso é suficiente. Voltar para nossas cidades prontos para retomar a luta cotidiana, com folego e vontade é contribuição preciosa. Um abraço a todos. Boa sorte aos que vierem!
VIVA AO SOCIALISMO QUE TODO HOMEM E TODA MULHER POSSAM SER VERDADEIRAMENTE HUMANOS!
Paula.
Campinas


09/01/2000
Estive aqui. Fiquei muito feliz eu e meus filhos. Amo essa casa, encontrei muita paz aqui, agora já estou partindo para Campinas. Desejo a todos muita paz, feliz 2000.
Abraço de Lucinda e beijos.


13/01/2000
Parabéns a todos os responsáveis por essa casa da Comunidade José Cardijn. Ela está cada vez melhor e parece que cada vez mais alcançando seus objetivos. Estivemos (eu, Adriano, sua mãe Nilza, seus irmãos Herivelton e Maurício, minha irmã Patrícia e seu namorado Luciano, mais o Paulinho que ficamos conhecendo aqui) neste local durante quatro dias (10 a 13 de Janeiro), nos divertimos muito e soubemos nos relacionar bem. Todos cooperaram com as tarefas do dia-a-dia e com as boas conversas que tivemos. Foi tudo muito bom. Cada vez fico mais contente quando vejo esse tipo de experiência dar certo. Sei que essa casa não é destinada apenas ao lazer, mas este é muito importante para que possamos seguir vivendo e se não fosse uma experiência desse tipo para facilitar!!!
É a terceira vez que venho aqui. Cada vez que venho, conheço, convivo com pessoas diferentes e cada vez me surpreendo mais. Tomara que todos que passem por aqui possam contribuir de todas as formas possíveis para a continuidade da comunidade --- contribuir não só financeiramente (que já é uma contribuição simbólica) mas também sabendo cuidar do espaço físico e manter boas relações com todos os presentes. Gostei muito de conhecer o Paulinho, ele é muito simpático e colaborou muito com nossos passeios, nossas refeições, nossas conversar. Conheci essa casa através da JOC (Campinas) e apesar de não participar mais desse grupo, dele só tenho boas recordações, esta casa é uma delas.
Adriana Delbó Lopes


13/01/2000
Juntamente com a Adriana, sua irmã Patrícia e seu namorado, e também com parte da minha família, me hospedei pela primeira vez nesta casa. Imagino que tenha sido uma importante conquista para a JOC, pois, não só pelo que ela proporciona àqueles que não tem condições de ao menos conhecer a beleza que tem o mar, mas também para a própria JOC, proporcionando assim o encontro dos integrantes do grupo vindos das mais diferentes regiões. Parabéns pela iniciativa!!!
                                                                                                                Herivelton Correa


13/01/2000
Vindo da Bahia para Campinas, tive a oportunidade de ver esta casa juntamente com a Adriana e meus filhos, fiquei maravilhada com a beleza que essa região proporciona, parabenizo a todos os integrantes da JOC, por sua bondade e sabedoria consegue proporcionar momentos de encanto e prazer a todos que nessa casa são acolhidos. Parabéns pelo trabalho de vocês, pois conseguem acolher com um certo conforto e a baixo custo aqueles que não têm muitas condições. Obrigada por tudo.
                                                                                                                      Nilza


13/01/2000
Estive com toda essa turma aqui na casa. Já tinha estado aqui antes e só fato de eu ter voltado com pessoas a quem prezo mostra o quanto gostei. Admiro o trabalho de vocês e faço votos de que a casa continue prestando este inestimável serviço à classe trabalhadora. Um abraço.
Adriano


16/01/2000
A CIA pastelão de teatro esteve aqui em Janeiro de 2000 e pudemos provar que as diferenças só fazem crescer, que os pequenos sempre hão de se tornar grandes e que a alegria e a juventude de coração quanto mais dividido, mais se multiplicam.
Obrigado
Malba/Cris/Nyl/Malbinha/Douglas/Patrícia


21/01/2000
Mais uma vez prova-se que a convivência em comum reflete as mais importantes etapas de nossas vidas.
Aqui, passamos momentos de imensa alegria, tanto na chuva, como no sol. E, mais importante, é sempre gratificante conhecer novas pessoas, e fazer novos (as) amigos (as).

João, Lourdes e João Pedro (São Paulo).
Vera e Odair (Curitiba/Paraná).


23/01/2000
Gostamos de tudo: casa, vila, praia, riachinho, as árvores, as pessoas.
Parabéns aos que cuidam.
Cooperados e familiares da cooperativa de papel e material reciclável de São Paulo.


30/01/2000
 Eu adorei vir aqui.
Ass: Naiara


15-30/01/2000
Mais uma vez tivemos a oportunidade de desfrutar nossas férias aqui, passando com várias pessoas que já tínhamos tido a oportunidade de conhecer e varias outras que conhecemos este ano. A alegria de mais um avanço desta casa­ – o salão com piso – ficou lindo e mais gostoso ainda!
Silvia e Juliano


Sertão da Quina 30/01/2000
Olá!!!
Aqui quem escreve é a Paula, mais conhecida como Paulinha!
Foi muito gostoso passar este final de semana com meus parentes e amigos.
Me senti em casa. Pena que fui embora com as costas ardendo. Mas mesmo assim queria ficar mais uns dois dias.
Até breve!
Paula (SjC/SP)


30/01/2000
Olá!!!
Aqui quem conta e escreve essa história é Matheus R. Sopes.
Vim de Sjcampos com meu tio Aguinaldo. Chegamos e já fomos dormir.
No outro dia acordamos e fomos à praia, lá comemos, conversamos e brincamos muito e depois viemos embora.
Na hora que chegamos tomamos banho e almoçamos depois o tio Aguinaldo, tia Nuccia, tio Paulo e meu pai Geraldo foram jogar truco e depois fomos dormir.
No segundo dia de novo pegamos o caminho para ir à praia, só que teve um imprevisto. Minha prima estava com vômito e nós levamos-a no médico e teve que tomar uma injeção.
Depois lá no final do dia a casa das boias da praia nos emprestou e fomos embora para casa.
E agora estamos fazendo um churrasco e é nesse momento que eu estou escrevendo. Amanhã vamos embora.
Matheus 9 anos Sjc/SP


30/01/2000
Estou muito contente de ter essa oportunidade de conhecer um lugar diferente, pois sou de Divinópolis, MG. Estou com minha família, meu marido Aguinaldo e minha filha Franciany de dois anos, viemos com meu cunhado Geraldo, sua esposa Regina, seus dois filhos Cassia e Matheus. Conheci outras pessoas, fomos até o mar, foi muito bom esse dia que passamos aqui, descontando só os pernilongos, deixo aqui meu abraço carinhoso
Neliany


05/03/2000
Estamos a 2 dias na casa, ela está linda, só para variar com algumas novidades, vitrô novo no banheiro de baixo, piso no salão, o máximo.
Já passei por aqui várias vezes, o entrosamento é sempre garantido, um grande abraço dos companheiros da JOC de Campinas e São Vicente e amigos para todos que aqui conhecemos, Paulinho, Ana, Andrade, Albertina.
Ah! Um beijo para a Adriana Delbó Lopes que sempre procuro seus “rastros” neste caderno.
Beijo.
Fernanda.


08/03/2000
O coletivo de Novo Horizonte grupo jovem “Anjos da Rua” acharam tudo legal, só não conseguiram ganhar mulher.
Foi bom compartilhar as coisas– incluindo sentimentos – com as pessoas.
Foi o melhor carnaval, conseguimos relaxar! Adoramos o lugar porque é demais que se mantenha a preservação da cachoeira e as bromélias, chapou?! São demais.
Nada de anormal, porém incomum num mundo tão globalizado e cheio de diferenças podermos, ainda, viver como unidade.
                                                                              Anjos da Rua.


30/01/2000
Hoje eu fui na praia e me qumei na praia deposi eu brinquei com a Cassia e a Fransene e o lucas e amaã eu vouem dora. (SIC)
                                                                                              Assinado: Thais


19/03/2000
Agradeço ao Senhor Deus por me dar outra oportunidade de voltar neste recanto de paz.
Obrigada.
Sirlei e família.


22/03/2000
Foi muito bom estarmos reunidos nesses dois dias de paz, alegria e confraternização, encerrando o mês comemorativo dedicado à mulher. Espero que cada uma de nós consiga realizar seus sonhos e ideais, pedindo  a Deus a sua benção.
Ivone da Silva Vilar, Hilda G. da Silva, Cláudia Cristina da Silva, Luiz Carlos da Silva Junior, Rita Apda. Silva, Pereira, Terezinha, Glória, Ana Karine Rosa, Maria Antônia Lima, Adriana Cristina e S. Maciel, Luzia Gomes de Paula, Maria Cleusa, Vivian dos Santos Siqueira, Thiago Siqueira Sacchi, Jaqueline, Claudia Aparecida, Rosângela de Jesus, Albertina Paulo Candido, Lourdes Ap. da Costa, Lúcia Inês da Silva, Jovita Diniz, Maria Ap. Alves Batista, José Benedito, Motorista da chácara Oito Irmãos.
Agradeço a todos por estarem aqui.
Obrigada.
N:B. o grupo de mulheres de São Francisco Xavier deixou para a casa da Comunidade, 9 pratos e 1 saladeira.
Agradecemos muito a Deus por ter nos dado 2 dias sem chuva, depois de uma noite inteira de chuva. A expectativa era grande para que todos pudessem aproveitar bem. Foi uma experiência muito boa que terminou com o Pai Nosso e sua reflexão – C. Fraternidade Ecumênica 2000
Albertina e Candido.


29/04/2000
Agradeço a Deus por poder ver essa natureza perfeita e maravilhosa.
Obrigada por estar de volta neste paraíso criado por Deus.
Obrigado a todos.
Sirlei e família.


27/05/2000
Uma passada rápida no Sertão, o Francisco e a Laís irão participar do IV circuito de águas abertas promovido pela prefeitura de Ubatuba na praia do centro. Chegamos no meio do dia e passamos a tarde inteira no Pedrão, apesar muito frio as crianças brincaram na agua assim mesmo.
A noite no bar do Tassinho, brincamos com a comunidade da Pedra-preta de bingo. O Francisco quase ganhou uma bicicleta, faltaram apenas duas pedras, foi sua 1ª decepção em jogo de azar, mas mesmo assim foi gostoso estar junto com o povo daqui..
Esperamos voltarmos mais vezes.
Laís, Francisco, Ana e Andrade.


25/06/2000
Foi muito agradável e tranquilo passarmos esses três dias aqui, fomo à praia e também na cachoeira da Renata. Gostei muito, nós curtimos muito, a natureza  é muito bela. Obrigada Pai do céu por nos proporcionar esses momentos felizes junto com minha família.
Lucinda.
Abraços a todos.


28 a 30 de Julho de 2000
Chegamos ao Sertão da Quina às 14hs e aqui já encontramos o Nivaldo e família, Candido e Albertina e Andrade com a Ana e filhos.
Junto com a gente veio uma americana que mora na Flórida, cujo nome é Sheron.
No primeiro dia nos confraternizamos, no sábado houve a reunião da Comunidade (daquelas reuniões “pequeninas e objetivas”).
Já no Domingo levantamos às 6hs e fizemos uma caminhada ate a Água Branca (Ana, Nivaldo, Tan e Raoni).
Cachoeira de mais de cem metros de altura com água cristalina.
Tranquilamente enxergávamos os três metros de profundidade do poço.
O caminho foi muito difícil, nosso guia, o Roberto que mora logo acima do bar da Pedra Preta, se perdeu.
No caminho encontramos muitos palmitos derrubados e um acampamento de caça. Foi um desses caçadores que nos auxiliou a encontrarmos o caminho para a Água Branca.
A Água estava a zero grau mesmo assim eu e a Ana mergulhamos.
No retorno, uma pedra enorme rolou empurrando a Ana e parando sobre ela. Foi um grande susto, mas ela não sofreu escoriações.
Chegamos ao Sertão da Quina às 13h30min e fomos direto para a praia.
Estávamos famintos.
O Nivaldo preferiu voltar para a casa.
Ubiratan.

(relato do Raoni, complemento)
Quando o guia se perdeu nós esperávamos por ele em clareiras, onde descansávamos e bebíamos água.
Quando acabava a água, nós íamos encher um cantil que o Tan trouxe, em um dos riachos próximos. Foi em um desses riachos que achamos o caminho de volta.
Chegamos “inteiros” e felizes por conhecer uma nova atração em Ubatuba.
(Raoni, Tan, Ana e Nivaldo)


30/07/2000
É incrível, depois de 20 anos de convivência nesta Comunidade, só agora conhecemos trilhas como estas e através de nossos vizinhos que conhecemos há tanto tempo. O Roberto (o gordo) é filho da Dona Maria irmão do Dito Messias que moram na casa acima do orelhão. Quem quiser conhecer mais trilhas é só falar com “o gordo” ou outros vizinhos que o Tacinho. Marido da Isabel conhecem. São trilhas que valem a pena conhecer, mas é bom estar bem preparado fisicamente. Seria muito bom se o turismo ecológico chegasse por aqui, pois a falta de responsabilidade com a natureza é muito grande. Aceitamos contribuições de ideias para projetos de turismo ecológico.
Um grande abraço a todos que compareceram nesta casa após esta data e contamos com a suas consciências para a preservação desse local.
Ana Maria.


20 a 30 de julho de 2000
Eu brinquei tanto que no dia de ir embora queria ficar mais um pouco. Mudando de assunto no começo só chovia mas só fez sol legal na 5ª e na 6ª feira. Veio uma americana chamada Sheron nós nos divertimos muito.(SIC)
Thau.
Ass: Eu


12,13 e 14 de Outubro de 2000
Foram dias especiais para a Comunidade José Cardijn. Já havíamos passado por experiências com a comunidade local, mas esta foi a mais importante. Registrando 50 crianças, participando efetivamente das brincadeiras e conscientização com relação ao meio-ambiente.
Atividades esportivas, sessões de filmes, limpeza do rio, etc.
Jamais tivemos um envolvimento tão importante na vida de nossa comunidade com a comunidade local.
Não somente as crianças, mas algumas mães e o senhor Pedro, que é uma liderança por aqui.
Se eles ficarem felizes, essa é a nossa recompensa, vamos embora felizes.
Mas a gente volta!
Paulinho.
Estiveram presentes nessa atividade de 12/10/2000
Paulo                      João B. Candido                          Serena
Ana                         Albertina                                      Nilceia
Andrade                Luiz R. Candido                            Neilo
Francisco              Marcia Vanzella e J. Pedro         Aruaí
Laís                           Nilza                                                   Raoni  
Regina                     Taiguara                                          João 
Nivaldo                   Vitor                                                 Elaine
Tainá                        Celso                                                  Tiago
Henrique               Ana Sabrina                                     Edna


Sertão da Quina 5/11/2000
Aqui quem conta e escreve é a Paula.
Foi super gostoso passar o feriado prolongado de finados aqui na Comunidade José Cardijn. A praia estava uma delícia.
Brinquei bastante. Mas hoje, Domingo está chovendo e nós vamos embora, é melhor mesmo, pois eu tenho tarefa.
Vou embora levando uma marca que estive aqui, pois estou um pouco queimada.
Bem, agora tenho que parar, pois já está tudo pronto.
Até breve!
Paula (SJCampos)


05/11/2000
Estiveram presente neste feriado prolongado (2 a 5/11) Ana, Andrade, Laís, Francisco, Vó Theresa, Silvinha, Paulinho, Paulo Sávio, Núccia, Paula, Taís, Lucas, Vera, Hildo, Daniela, Fernandinha e Toninho.
Esperávamos um grupo maior, mas por alguns motivos não puderam vir. Não tem problema porque oportunidade é o que não vai faltar.
Foi muito gostoso encontrar com as crianças daqui do bairro. Nos sentimos mais próximos deles depois da última atividade. Precisamos manter esta relação.
Para os nossos amigos Celso, Amaro e amigo do Celso, desejamos boa sorte e que de tudo certo no trabalho com o telhado.
Um grande abraço
Ana Maria


Dia 2 de novembro de 2000
Viemos para cá, passamos 4 dias super legais aqui.
Nós nos divertimos muito brincando na praia e aqui, na comunidade José Cardijn.
Assim como a Paula, vou embora levando uma lembrança, pois também estou queimada!
Esse feriado foi +QD+
Até!
Laís, 11 anos – SJC.


05/11/2000
Retornando a esta casa comunitária depois de 10 meses me senti em casa e entre amigos.
apesar de chover muito, a estadia foi muito boa, pois tive o prazer de estar com meu filho, nora Ana, netos Laís e Francisco, além da Daniele, Silvia e a Fernanda, a Vera já minha conhecida com o companheiro Ildo, Paulinho irmão da Ana e outro Paulino e esposa Núccia, os filhos Paula, Taís e Lucas, e também meu ex genro Toninho. Senti por Dona Albertina e Sr. João Candido não ter podido vir, estando a mesma não se sentindo bem, mas espero não faltar a ocasião.
Aos que aqui vierem depois desta data, desejo muita felicidade pelo Natal que se aproxima com muita paz, também pelo ano vindouro.
Que a paz de Jesus esteja com todos que aqui vierem. Obrigada a Ana e Toninho e a todos que pertencem à comunidade.
Agradeço a Deus por me proporcionar dias diferentes que me ajudaram a refletir no porquê de nossas existências e com outras pessoas.
Um grande abraço a todos.
Thereza B. Bernardo.


13/11/2000 a 18/11
Oi pessoal, sou eu, gostaria de pedir a esta comunidade uma menção ao Celso pelo seu trabalho no telhado de Segunda a Sábado (Terça choveu) e no Sábado ele trabalhou duas horas na chuva para terminar. Foi um Leão lá em cima.
Taurino.


De 07/12 a 10/12/2000
Passamos por aqui e esperamos voltar em breve.
Sheyla                  Gislaine                               Rodrigo                               Octavio
Aline                     Gilvania               Cleber                  Emerson
Luan                      Gustavo              Flávio                    Cida
Isis                         Viviane                Ricardo                Wagner
Kiss                        Viviane                Madiê                  Thais
Lula                       Fabiano               Robson                                Rogério
- Conhecemos praias maravilhosas, cachoeiras. Lugares que nem imaginávamos conhecer.
Esperamos voltar em breve, mesmo, pois um lugar como esse não pode ficar só em fotografia.
Beijos a todos.
Tchau!!
JOC – Campinas.


11 a 14/12/2000
Mais um trabalho realizado aqui na casa da comunidade. Que bom ver o telhado novo e que fachada bonita ficou com a testeira. Agora merece um reboque e quem sabe uma varanda. Os nossos sonhos vão se tornando realidade. O suor do Celso, Taurino, Thiago e Candido foram deixando aqui nossa esperanças e realidades.
O Praxedes está terminando os banheiros lá em baixo e as pias já estão com outra cara, com azulejo.
Esperamos que todos que passem por aqui possam curtir bem esse lugar e que possa sempre colaborar conosco, principalmente preservando a nossa casa e a nossa natureza. Tudo, dom de Deus.
Albertina.
ATENÇÃO!
- Tivemos o maior trabalho de achar o estrados de cada beliche.
Por favor não tire os estrados de seus devidos lugares.
Os colchões mais finos podem ficar no beliche de cima, pois sem o estrado fica menos ruim para dormir.
Obrigada.
Albertina.


27/12/2000
Estamos há cinco dias na casa, estava ótimo, nos primeiros 3 dias tudo foi bom, estávamos eu, minha mãe, meu pai, meus dois irmãos, minha prima e o namorado dela, minha filhinha e meu namorado. Foi só alegria só na paz, tudo em comunidade. Mas teve pessoas que se incomodaram com a nossa presença, não sei o porquê, pois fomos muito educados com todos. As pessoas que moram no Sertão são muito legais. Parabéns.
Paula.


Sertão da Quina 28/12/2000
Chegamos aqui na casa da comunidade dia 23/12, eu (Paulo), minha companheira (Claudia), nossos filhos, Ivan (o teimoso), Elomar e Paula com sua filha treme terra, Carol, além de Bruno, pai de Carol, que ficou até o dia 25, e o Rogério e a Juliana que foram embora ontem dia 27.
Gostamos da região quem tem lindas praias. Alguma coisa me chateia em ver tanta beleza que são áreas particulares. Tanta beleza natural não pode ser propriedade priva. Enfim, estamos particularizando as coisas coletivas... tudo.
Bem valeu.
Paulo Carrenho.